Atende Portaria

Ingressando, com sucesso, no mercado de Portaria Remota

Nunca se falou e se escreveu tanto sobre empreendedorismo e oportunidades de negócios como nos dias atuais. Apesar da covid, da guerra na Ucrânia e das incertezas do mercado investidor, muitos empreendedores têm conseguido se reinventar, criar mercados e soluções numa velocidade incrível, e se adaptar à nova realidade.

Nesse cenário de constante reinvenção, vários mercados têm se sobressaído em crescimento e se consolidado como apostas certas para os próximos anos.

O mercado de segurança eletrônica é um desses mercados em contínuo crescimento, com grande destaque ao especializado em tecnologia e serviços de portaria remota, com soluções de segurança, inteligência e economia de custos para os condomínios.

O ritmo acelerado de inovações, aliado às questões preocupantes de violência e riscos patrimoniais, promovem anualmente um crescimento médio de 30%, segundo informações da ABESE, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança.

Nesse cenário positivo é normal que surjam dúvidas sobre qual é o melhor modelo de negócio para maximizar a chance de sucesso nesse mercado: (1) aquisição de uma empresa de portaria remota já em operação; (2)criação de uma empresa nova de portaria remota; (3) subcontratação de um serviço terceirizado de central de operações; ou (4) a aquisição de uma franquia completa e especializada no segmento.

Esses quatro modelos de entrada de negócio possuem vantagens e desvantagens, por isso é importante se avaliar pragmaticamente os benefícios e riscos envolvidos. Portaria Remota é um mercado em constante evolução, atualmente já muito competitivo e por isso requer investimentos continuados, ganhos de escala, eficiência de custos e, em especial, muita excelência de atendimento para se reter os clientes.

A estratégia mais ousada para entra no mercado é a AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA DE PORTARIA REMOTA que já esteja em operação. É sabido que algumas empresas locais investiram prematuramente, até eventualmente subsidiaram seus primeiros contratos, mas hoje não conseguem mais escalar e/ou atingir o retorno esperado, por estes e outros fatores que não nos cabe aqui comentar. Como o mercado continua crescendo e atraindo novos entrantes, a competição por escala e eficiência (comercial, técnica e operacional) tem sido cada vez mais desafiadora para todos, gerando oportunidades únicas de aquisições e fusões nesse mercado. Entendemos que essa estratégia é sim possível, porém complexa e pouco adequada para pequenos e médios empreendedores. 

Uma segunda estratégia para se entrar nesse mercado seria a CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE PORTARIA REMOTA, se investir numa marca nova ou mesmo numa extensão de marca local, por exemplo de outro seguimento relacionado. Consideramos que “criar do zero” e operar sem escala suficiente a própria central de operações 24 horas representará investimentos e custos proibitivos (em local devidamente protegido, equipamentos e mobiliários, links de comunicação, licenças de software, funcionários especializados, contingências, etc) e tecnicamente complexo (novas tecnologias, procedimentos, normas, certificações e licenças, etc) pela falta de recurso humanos treinados. Enfim, talvez risco muito grande para quem ainda terá que enfrentar um ciclo de vendas longo e imprevisível.

Uma terceira estratégia de entrada seria focar em “criar do zero” os processos de marketing, comercial, projeto, instalação e manutenção, e SUBCONTRATAR O SERVIÇO DE CENTRAL DE OPERAÇÕES. Nesse caso o custo inicial será menor e variável, mas a apoio do fornecedor seria limitado às questões relacionadas à operação da central, e a influência sobre o fornecedor será limitada pela sua relevância no negócio deste. Enfim, sabemos que o foco em vendas e execução são igualmente partes relevantes para o sucesso no negócio de portaria remota, e não é coberto nessa terceira estratégia.

Enfim, acreditamos que a quarta e melhor alternativa de entrada nesse mercado especializado é “não tentar se reinventar a roda” e ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMPLETA DE PORTARIA REMOTA para o seu mercado local, com:

- Modelo de negócio comprovado;

- Centrais de atendimento operando;

- Valor de recorrência competitivo;

- Você desenvolvendo e cuidando do cliente como “dono do negócio”;

- Todos os processos (homologação de produtos e fornecedores, marketing, comercial, jurídico, administrativo-financeiro instalação, operação, manutenção, suporte e relacionamento testados e comprovados;

- Uma marca forte e focada na “valorização do condomínio” e que lhe mostrará “como fazer portaria de um jeito diferente”;

- Marketing focado na identificação de “oportunidades qualificadas”;

- Profissionais focados na criação e desenvolvimento da “cultura de dono”, todos com propósito e valores fortes, atuando de maneira sincronizada com o compromisso de entender, aprender, prover atendimento de excelência e em o apoiar o relacionamento com os mercados locais.

As vantagens da franquia são inúmeras, e especificamente no segmento de portaria remota podemos destacar que favorece muito os pequenos empreendedores locais, pois a franqueadora assume todas as funções compartilhadas, que requerem maiores investimentos, e você estará investindo em um negócio testado e comprovado, onde retorno sobre o investimento acontece mais rapidamente.

Evidentemente, assim como em todas as empresas, somente a infraestrutura e “know how” (conhecimento) não são suficientes para o sucesso de negócio, por isso o ciclo de vendas da portaria remota e a excelência na execução (i.e. projeto, implantação, operação, suporte e evolução) representam hoje os maiores desafios para uma entrada sustentável de novos empreendedores nesse mercado.

Dependendo do seu perfil da liderança do condomínio e dos moradores, é provável que se leve de 2 a 6 meses desde um primeiro contato até concretizar um negócio, que incluirá etapas importantes como entender as características e necessidades do condomínio, os ciclos de ajustes da proposta técnica, negociação, aprovação em assembleia, plano de implantação, execução da mudança, manutenção, suporte, e evolução.

Concluindo, a melhor alternativa para se entrar no mercado especializado de tecnologia e serviços é adquirir uma franquia, em especial uma franquia da Atende Portaria para implantar e operar na sua região, onde o especialista e dono local será você! 

Venha nos conhecer, entender como juntos funcionamos na prática e tome a melhor decisão para o seu negócio, hoje e para o futuro.

Fonte: Alexandre Rangel - Bacharel em Ciências da Computação, Direito e Especialista em Franquias

VOLTAR

E você, quer fazer história
e melhorar o seu condomínio?

CLIQUE AQUI