Blog
Ingressando, com sucesso, no mercado de Portaria Remota
Nunca se falou e se escreveu
tanto sobre empreendedorismo e oportunidades de negócios como nos dias atuais.
Apesar da covid, da guerra na Ucrânia
e das incertezas do mercado investidor, muitos empreendedores têm conseguido se
reinventar, criar mercados e soluções numa velocidade incrível, e se adaptar à
nova realidade.
Nesse cenário de
constante reinvenção, vários mercados têm se sobressaído em crescimento e se
consolidado como apostas certas para os próximos anos.
O mercado de
segurança eletrônica é um desses mercados em contínuo crescimento, com grande
destaque ao especializado em tecnologia e serviços de portaria remota, com
soluções de segurança, inteligência e economia de custos para os condomínios.
O ritmo acelerado
de inovações, aliado às questões preocupantes de violência e riscos
patrimoniais, promovem anualmente um crescimento médio de 30%, segundo
informações da ABESE, Associação Brasileira das Empresas de Sistemas
Eletrônicos de Segurança.
Nesse cenário
positivo é normal que surjam dúvidas sobre qual é o melhor modelo de negócio
para maximizar a chance de sucesso nesse mercado: (1) aquisição de uma empresa
de portaria remota já em operação; (2)criação de uma empresa nova de
portaria remota; (3) subcontratação de um serviço terceirizado de central de
operações; ou (4) a aquisição de uma franquia completa e especializada no
segmento.
Esses quatro
modelos de entrada de negócio possuem vantagens e desvantagens, por isso é
importante se avaliar pragmaticamente os benefícios e riscos envolvidos.
Portaria Remota é um mercado em constante evolução, atualmente já muito
competitivo e por isso requer investimentos continuados, ganhos de escala,
eficiência de custos e, em especial, muita excelência de atendimento para se
reter os clientes.
A estratégia mais
ousada para entra no mercado é a AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA DE PORTARIA REMOTA
que já esteja em operação. É sabido que algumas empresas locais investiram
prematuramente, até eventualmente subsidiaram seus primeiros contratos, mas
hoje não conseguem mais escalar e/ou atingir o retorno esperado, por estes e
outros fatores que não nos cabe aqui comentar. Como o mercado continua
crescendo e atraindo novos entrantes, a competição por escala e eficiência
(comercial, técnica e operacional) tem sido cada vez mais desafiadora para
todos, gerando oportunidades únicas de aquisições e fusões nesse mercado.
Entendemos que essa estratégia é sim possível, porém complexa e pouco adequada
para pequenos e médios empreendedores.
Uma segunda
estratégia para se entrar nesse mercado seria a CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE
PORTARIA REMOTA, se investir numa marca nova ou mesmo numa extensão de marca
local, por exemplo de outro seguimento relacionado. Consideramos que “criar do
zero” e operar sem escala suficiente a própria central de operações 24 horas representará investimentos e custos proibitivos (em local devidamente
protegido, equipamentos e mobiliários, links de comunicação, licenças de
software, funcionários especializados, contingências, etc) e tecnicamente
complexo (novas tecnologias, procedimentos, normas, certificações e
licenças, etc) pela falta de recurso humanos treinados. Enfim, talvez risco
muito grande para quem ainda terá que enfrentar um ciclo de vendas longo e
imprevisível.
Uma terceira
estratégia de entrada seria focar em “criar do zero” os processos de marketing,
comercial, projeto, instalação e manutenção, e SUBCONTRATAR O SERVIÇO DE
CENTRAL DE OPERAÇÕES. Nesse caso o custo inicial será menor e variável, mas a
apoio do fornecedor seria limitado às questões relacionadas à operação da
central, e a influência sobre o fornecedor será limitada pela sua relevância no
negócio deste. Enfim, sabemos que o foco em vendas e execução são igualmente
partes relevantes para o sucesso no negócio de portaria remota, e não é coberto
nessa terceira estratégia.
Enfim,
acreditamos que a quarta e melhor alternativa de entrada nesse mercado
especializado é “não tentar se reinventar a roda” e ADQUIRIR UMA FRANQUIA
COMPLETA DE PORTARIA REMOTA para o seu mercado local, com:
- Modelo de
negócio comprovado;
- Centrais de
atendimento operando;
- Valor de
recorrência competitivo;
- Você
desenvolvendo e cuidando do cliente como “dono do negócio”;
- Todos os
processos (homologação de produtos e fornecedores, marketing, comercial,
jurídico, administrativo-financeiro instalação, operação, manutenção, suporte e
relacionamento testados e comprovados;
- Uma marca forte
e focada na “valorização do condomínio” e que lhe mostrará “como fazer portaria
de um jeito diferente”;
- Marketing
focado na identificação de “oportunidades qualificadas”;
- Profissionais
focados na criação e desenvolvimento da “cultura de dono”, todos com propósito
e valores fortes, atuando de maneira sincronizada com o compromisso de
entender, aprender, prover atendimento de excelência e em o apoiar o
relacionamento com os mercados locais.
As vantagens da
franquia são inúmeras, e especificamente no segmento de portaria remota podemos
destacar que favorece muito os pequenos empreendedores locais, pois a
franqueadora assume todas as funções compartilhadas, que requerem maiores
investimentos, e você estará investindo em um negócio testado e comprovado,
onde retorno sobre o investimento acontece mais rapidamente.
Evidentemente,
assim como em todas as empresas, somente a infraestrutura e “know how” (conhecimento)
não são suficientes para o sucesso de negócio, por isso o ciclo de vendas da
portaria remota e a excelência na execução (i.e. projeto, implantação,
operação, suporte e evolução) representam hoje os maiores desafios para uma
entrada sustentável de novos empreendedores nesse mercado.
Dependendo do seu
perfil da liderança do condomínio e dos moradores, é provável que se leve de 2
a 6 meses desde um primeiro contato até concretizar um negócio, que incluirá
etapas importantes como entender as características e necessidades do
condomínio, os ciclos de ajustes da proposta técnica, negociação, aprovação em
assembleia, plano de implantação, execução da mudança, manutenção, suporte, e
evolução.
Concluindo, a
melhor alternativa para se entrar no mercado especializado de tecnologia e
serviços é adquirir uma franquia, em especial uma franquia da Atende Portaria
para implantar e operar na sua região, onde o especialista e dono local será
você!
Venha nos
conhecer, entender como juntos funcionamos na prática e tome a melhor decisão
para o seu negócio, hoje e para o futuro.
VOLTAR