Atende Portaria

A Portaria Remota TRANSFORMA a vida em CONDOMÍNIO!

Atualmente a proliferação de casos de Portaria Remota no Brasil nos permite afirmar que, apesar da diversidade de contextos de risco e soluções para atender necessidades específicas, culturais e/ou regionais, os principais BENEFÍCIOS almejados (mais segurança, inteligência e economia) encontram comprovações práticas.

 

Da mesma forma, a Portaria Remota VALORIZA seu condomínio quando a economia gerada é investida para resolver e prevenir problemas, criar comodidade e/ou reduzir a taxa condominial. Um imóvel em um condomínio organizado e bem preservado, cheio de benfeitorias e com taxa condominial justa terá sua venda/aluguel acelerada e conseguirá preço melhor, segundo especialistas do segmento.

 

Por outro lado, explicar como uma Portaria Remota transforma a vida em condomínio é um desafio complexo, que pretendo iniciar destacando aspectos do comportamento humano, e da “mudança para melhor”, através de ações de incentivo, orientação e até eventual punição. Com a Portaria Remota essas ações passam a ser mais bem decididas à luz de fatos e dados (registros de eventos, áudio e vídeos).

 

Começo por propor a Portaria Remota como uma excelente oportunidade para se TRANSFORMAR A CULTURA DO CONDOMÍNIO, ajudar a direcionar comportamentos heterogêneos, preferências e objetivos individuais e se entender e promover ativamente o DESEJO COLETIVO. 

 

Para se PENSAR em transformação é recomendável que o condomínio adote uma frase simples e motivadora para expressar sua VISÃO, por exemplo: “NOSSA CONVIVÊNCIA É SEGURA, RESPONSÁVEL E HARMÔNICA!”. Enfim, algo que seja entendido como um compromisso permanente, visível e compartilhado por todos e que seja usado para influenciar positivamente os debates, orientar atitudes e decisões.

 

Acredito que vale a pena aproveitar a oportunidade de pensar em transformação e incorporar ações de “preparação para mudança” no estudo de Portaria Remota, e assim contemplar as atividades de criar, revisar, aprovar e desdobrar documentos descrevendo ESTRATÉGIAS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS relacionados. Uma vez definidos e consolidados, esses documentos serão importantes mecanismos para se reforçar disciplina, colaboração e solução de potenciais conflitos.

 

Quem trabalha ou vive em condomínio entende bem a complexidade dessas relações humanas. Para prevenir falsas expectativas e frustrações com a Portaria Remota, é importante se CONSCIENTIZAR que esse serviço substitui as atividades do escopo tradicional dos porteiros presenciais e a manutenção local dos itens a ela relacionados, mas não substitui as atividades ZELADORIA, LIMPEZA, CONSERVAÇÃO e demais SERVIÇOS GERAIS. Dada a complexidade e necessidade de contínuos investimentos, quem “faz tudo” corre o risco de “não fazer nada bem”, e como o objetivo aqui é ambicioso, de transformar a vida em condomínio, então NÃO DEVEMOS NOS ARRISCAR A PERDER O FOCO.

 

Outro ponto relevante se trata do EQUILÍBRIO entre o nível de colaboração que os condôminos estão dispostos versus o quanto conseguem pagar de conforto por serviços, hoje e no futuro. Especificamente um primeiro passo de COLABORAÇÃO com a Portaria Remota demanda muita responsabilidade e atitude com a SEGURANÇA. Assim, é fundamental que condôminos e prepostos não compartilhem seus meios de acesso, não permitam que outros adentrem de carona nas clausuras (de pedestre e veiculares), não deixem portas e portões abertos, e que assumam a RESPONSABILIDADE DE COMUNICAR riscos, falhas técnicas e desvios de procedimentos, de sua parte e de terceiros. 

 

Igualmente importante é incentivar todos a aprender do sistema e procedimentos, e a acompanhar bem de perto todos as questões de portaria e segurança. Com isso os condôminos vão paulatinamente se familiarizando no uso da TECNOLOGIA no dia a dia, no acionamento dos seus próprios acessos, na agilização da entrada e acompanhamento dos seus visitantes e prestadores de serviços, e em outras diversas notificações e comunicações de interesse do condomínio. As INOVAÇÕES relacionadas às automações adjacentes continuam evoluindo de forma acelerada, especificamente as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI), que trarão cada mais poder de transformação da vida em condomínio.

 

Finalizando, para potencializar a capacidade transformadora da tecnologia e processos da Portaria Remota no condomínio, a própria LIDERANÇA (síndico, subsíndico e conselho) e todos os seus PREPOSTOS (Gestor, Zelador, Portaria Remota, Administradora, etc) devem trabalhar uma AGENDA COMUM para poder expandir seu ENTENDIMENTO de forma mais abrangente, e a partir daí, juntos definirem ações de ENGAJAMENTO, visando reduzir riscos de erros operacionais e comportamentais.

Fonte: https://falandodecondominio.com.br/a-portaria-remota-transforma-a-vida-em-condominio#.YlyyleWf11A.whatsapp

VOLTAR

E você, quer fazer história
e melhorar o seu condomínio?

CLIQUE AQUI