Atende Portaria

O condomínio já tem PORTARIA REMOTA, mas quer trocar de fornecedor

A portaria remota é uma tendência no Brasil graças aos seus benefícios em termos de segurança, custos e informações. Esse jeito de fazer portaria valoriza o condomínio e transforma atitudes em favor de uma convivência melhor. Mesmo com tantas vantagens, infelizmente alguns condomínios demoram para auferir esses benefícios, e só conseguem superar suas dificuldades TROCANDO de fornecedor, uma ou mais vezes! 

Para aumentar as chances de escolher melhor e não errar de novo, gostaria de sugerir a leitura das “5 dicas para acertar na escolha da empresa de portaria remota” ! 

Em paralelo ao necessário esforço estruturado para escolha do novo parceiro de portaria remota, considero essencial que o condomínio faça um exercício de humildade coletiva (tipo “minha culpa”), que liste, reflita e gere uma lista das ocorrências de problemas e dificuldades enfrentados com o fornecedor atual, e internamente conheça os problemas enfrentados com moradores, colaboradores e a própria liderança do condomínio.  Se não conseguirem listar essas dificuldades passadas, este será um claro “sinal de alerta” para o condomínio respeitar a complexidade e magnitude do seu desafio”. Se for esse caso, gostaria de reforçar ainda mais que a escolha do novo fornecedor seja mais fortemente baseada por experiência e reputação em humanização e gestão de mudança, e menos pelo menor preço! 

Várias situações internas do condomínio podem levar ao questionamento da continuidade do fornecedor da portaria remota. Me refiro às (1) mudanças de síndico e conselho, (2) do estilo de gestão e (3) do equilíbrio de interesses dentro do condomínio. Ademais, (4) problemas financeiros emergentes podem levar o síndico a se arriscar ir ao mercado buscar aquele fornecedor mais barato que puder encontrar. Às vezes falta de proximidade mútua faz com que todos acabem perdendo… O fornecedor perde um bom cliente e o condomínio fica com uma “dor de cabeça” ainda maior! Uma boa e sincera conversa sobre os interesses de cada um pode ter o poder de “colocar as coisas de volta ao trilho”.

Não menos importantes são aqueles (5) incidentes pontuais e ligados à risco de segurança, que acabam sendo emocionalmente superexpostos no condomínio (por exemplo em discussões de WhatsApp) e cuja saída mais fácil, eventualmente não a mais justa e nem a melhor para o condomínio, foi se anunciar publicamente (na verdade precipitadamente!) a troca imediata do fornecedor, para tentar acalmar os ânimos exaltados de alguns. Quando acontece fica difícil reverter, mesmo que tudo fique esclarecido que foi um engano. Enfim, muita calma nessa hora para o tiro não sair pela culatra! Essa decisão é sensível e, se for mesmo melhor para o condomínio trocar o fornecedor, aja de forma bem planejada, validada e adequadamente comunicada. Aqueles que “atropelam” precisam estar conscientes dos riscos ainda maiores que podem expor seu condomínio. 

Qualquer empresa pode enfrentar desafios que venham a afetar significativamente seu desempenho e credibilidade. Abaixo listo as principais razões que me tem sido apontadas por síndicos que decidiram mudar o fornecedor de portaria remota:  (1) indisponibilidade do  sistema/serviço por tempo prolongado, (2) erros operacionais básicos e recorrentes, (3) demoras de atendimento por períodos prolongados, (4) saída de pessoas chaves de seu relacionamento e que não foram nem comunicadas, (5) pontos que sinalizam um futuro incerto da empresa como por exemplo, insolvência financeira, perda de escala de negócios, falta de recursos para investir, falta de novidades (inovações), dificuldade de competir e se manter no mercado, e até evidências que estariam “quarterizando” e/ou cuidando de “outros negócios” em detrimento da portaria remota. 

Na quase totalidade dos episódios de troca, a “culpa” é atribuída ao fornecedor, pela incapacidade de atendimento. Independentemente de se apontar culpados, considero essencial que ambos, FORNECEDOR e CONDOMÍNIO, persistam em resolver seus respectivos problemas, assim como fazem a maioria das parcerias de sucesso, que continuam trabalhando e evoluindo juntos. Ninguém é obrigado a ficar em uma parceria que não acredita, mas acreditar que a portaria remota prescinde de um relacionamento profissional próximo e duradouro, representa uma clara demonstração de falta de conhecimento e se submeter à sorte.

Como especialista, estudioso e apaixonado pelo tema Portaria Remota, considero imprescindível comentar que substituir esse fornecedor é “trocar o pneu com o carro andando”, como se diz no popular. Parar, custa! Errar novamente, custa ainda mais! Por isso gostaria de recomendar que ambos, fornecedor atual e condomínio, pensem estrategicamente sobre uma forma de viabilizar um “distrato amigável”, em que ambos tentem manter o profissionalismo na transição, inclusive colaborando com o  novo fornecedor.  

Essa mudança envolve riscos conhecidos e outros nem tanto, por isso o ideal é o condomínio nomear uma equipe “neutra” (sem tendências e traumas passados) para ouvir aos envolvidos e realmente obter aquele entendimento abrangente e minucioso dos eventos que levaram à decisão e, a partir daí, aprender e trabalhar o que deve ser mais bem feito na nova implantação. 

Nos últimos dois anos venho acompanhando e mapeando de perto as causas desse ROMPIMENTO e constato, sem sombra de dúvidas, que estão sempre relacionadas às falhas de implantação, em especial de GESTÃO DE MUDANÇA E ENGAJAMENTO INADEQUADO das pessoas, CONDÔMINOS E COLABORADORES.  

Na TROCA DO FORNECEDOR, se a liderança do condomínio não comunicar, envolver e obter o compromisso de colaboração por parte das pessoas envolvidas, a legitimidade da decisão poderá ser questionada, diretamente ou “nos bastidores”, a convivência pode então ficar prejudicada e a transição será muito mais difícil do que a implantação anterior. 

Espero de uma forma ter contribuído e conto com o envio de comentários e sugestões, que serão muito bem-vindos e me ajudarão a adaptar e enriquecer as perspectivas aqui escritas.

Fonte: https://falandodecondominio.com.br/o-condominio-ja-tem-portaria-remota-mas-quer-trocar-de-fornecedor#.YmaZvwLugU4.whatsapp

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